Contato
(61) 3021-2364
SCIA Qd. 14 Cj. 05 Lote 07
Brasília, DF.
Cep: 71732-120

Manutenção preventiva de equipamentos aumenta a produtividade

Uma manutenção preventiva sempre será mais econômica que a corretiva

Fonte: Assessoria de Imprensa Revista M&T

Com o avanço tecnológico ao longo dos últimos anos, o trabalho no campo se transformou em uma atividade mais ágil e lucrativa.

Hoje, já é possível encontrar opções de equipamentos que reduzem de forma significativa o tempo de trabalho, garantindo um aumento da produtividade, além de serem de fácil manio, ergonômicos e altamente seguros.

No entanto, Paulo Figueiredo, consultor técnico de produtos da Husqvarna, multinacional sueca líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes, alerta o produtor que para obter sempre o máximo da performance com o uso de seus equipamentos, é necessário realizar a manutenção preventiva frequentemente, o que garantirá um maior rendimento do produto e a segurança do operador.

"Uma manutenção preventiva sempre será mais econômica que a corretiva. Algumas pessoas ainda não têm o hábito de tomar alguns cuidados básicos com as máquinas antes de iniciar os trabalhos, o que é um grande erro, pois um equipamento desregulado interfere na produtividade, podendo resultar até mesmo na perda total do produto", pontua Figueiredo.

Em maquinários, como as plantadeiras, por exemplo, necessitam de manutenção constante, destacando alguns pontos essenciais, garantindo o bom aproveitamento da máquina para que a cultura seja implantada no período ideal e obtenção de melhores produtividades.

Segundo Carlos Schimidt, especialista em Marketing da New Holland, lubrificar os pontos de engraxamento da máquina impede que algumas peças se desgastem, como buchas e rolamentos.

"Apesar de simples, esse processo merece muita atenção, pois prolonga a vida útil da máquina", Schimidt.

A verificação de componentes, como disco de sementes, engrenagem, rolamentos e correntes, também é imprescindível, pois evita que o plantio seja interrompido por causa de peças danificadas.

De acordo com Schimidt, é indicado que o produtor faça essa averiguação durante a entressafra, mas é importante refazê-la algumas semanas antes do período de entrada da máquina no campo, evitando surpresas indesejadas no momento da semeadura.

Outra etapa é a calibração da plantadeira, que é a definição do volume necessário de semente e adubo para as aplicações. No caso de sementes, por metro quadrado. Já para o fertilizante, em quilos por hectare. Isso pode ser feito de modo mecânico ou hidráulico, através da taxa fixa ou variável.

Segundo o consultor técnico da Husqvarna, alguns cuidados básicos, especialmente nas ferramentas, podem ser feitos por qualquer usuário.

Por exemplo, em relação aos aparadores de gramas e roçadeiras, explica Figueiredo, recomenda-se verificar a existência de resíduos de combustível das temporadas passadas, além de substituir o filtro de combustível regularmente.

No caso dos cortadores de grama e tratores cortadores de grama, a troca de óleo do motor deve ser feita sempre utilizando o produto recomendado pelo fabricante.

Caso o filtro de ar for de feltro ou de espuma, realize a limpeza com água e sabão. No caso de filtros em papelão, tipo automotivo, realize a troca se sinais de obstrução forem identificados;

“Toda ferramenta precisa de cuidados e manutenção para que continue funcionando adequadamente. Porém, se o equipamento já foi utilizado em longas jornadas de trabalho, recomendamos que a máquina seja levada a uma rede autorizada para que a revisão seja feita por profissionais técnicos capacitados”, ressalta.

 

Fonte: http://www.revistamt.com.br/index.php?option=com_conteudo&task=viewNoticia&id=4726

O que você procura?

Escolha as categorias abaixo e veja as oportunidades!

Localizar

Serviços

Contamos com uma estrutura preparada para serviços de manutenção de máquinas e equipamentos para construção civil, mineradora e agrícola. 

Nosso objetivo...

Saiba Mais

Produtos

Representamos as marcas JR Pneus, MB Crusher, Simex, All Work, Carmix. Confira todas as nossas soluções em equipamentos....

Saiba Mais